FAQ

FAQ - Qual e a filosofia basica do coaching?

Há alguns princípios:

  1. Todos os seres humanos sonham com a possibilidade de se satisfazerem e  merecem a oportunidade de o fazer da melhor forma possível;
  2. As pessoas criam a sua própria experiência de vida e um coach pode ajudá-las a criar a que realmente querem.
  3. A compreensăo intelectual năo é suficiente. Uma mudanças requer uma açăo.
  4. O fracasso é algo que năo existe. Se você năo consegue o que quer, você encontra outra maneira. Fracasso é apenas uma maneira a curto-prazo de dizer que você năo conseguiu alcançar o que queria.... ainda.
  5. Todo mundo tem todos os recursos necessários ou entăo pode criá-los.  Năo existe ninguém que năo tenha esses recursos. O cliente tem as respostas, o coach, as perguntas.
  6. Um coach trabalha para aumentar a quantidade de escolhas na vida do cliente.
  7. O Coaching é uma parceria sinérgica e eqüitativa.

FAQ - O que e Coaching?

Todas as pessoas e organizaçôes têm interesse em saber o que fazer para se tornarem melhores, ou seja, como melhorar a sua performance a nível pessoal e profissional. O Coaching é a resposta!

Aplicar o coaching năo significa dizer às pessoas o que fazer; mas sim ajudá-las a controlar as suas vidas; ajudá-las a avaliar o que estăo fazendo
num determinado momento
levando em consideraçăo seus objetivos, sonhos,  valores e intenções. Isso dá-lhes novas perspetivas e conduz à mudança.

O Coaching ajuda a pessoa a ir além de seus bloqueios mentais, a ir além do que acreditava possível!

 O Coaching funciona como uma parceria entre o coach e o cliente, ajuda a clarificar objetivos de forma a torná-los desafiadores e estimulantes, para que o cliente entăo alcance seus objetivos com a energia originária de seus valores mais profundos.

Os Coaches săo especialmente treinados para trabalhar com pessoas dos mais diferentes estilos de vida, para auxiliá-las a atingirem  suas metas, viverem seus valores e serem o melhor que puderem.

FAQ - Como funciona o Coaching?

Um coach vai ajudá-lo a "explorar" o presente e a projetar o futuro que você quiser, e vai  facilitar a sua mudança do seu "Estado Atual" para o seu "Estado Desejado" definindo metas claras e acções concretas para capacitá-lo a alcançar os seus objetivos e  a viver de acordo com seus valores. O coach estará a seu serviço como "parceiro na viagem" rumo ao seu sucesso.

FAQ - Quais são os benefícios do Coaching para o individuo e para a empresa?

Os objetivos de vida dos indivíduos ficarăo mais claros, por isso tentarăo alcançá-los com mais energia, porque eliminaram os obstáculos que os impediam. Sua vida se tornará mais feliz e satisfatória em todos os aspectos. Profissionalmente serăo mais eficientes e capacitados em seu trabalho e terăo  melhores resultados.

O coaching é um investimento que produz um alto desempenho de negócios, a longo-prazo, para as empresas. É a maneira mais eficaz de obter um melhor desempenho dos profissionais cruciais. O Coaching é uma evidência do compromisso de uma empresa com o desenvolvimento de seu pessoal e contribui para uma cultura organizacional de apoio com alto moral.

O Coaching ajuda a mantém os funcionários mais qualificados e motivados da empresa/organização evitando assim:
- O custo de  um "novo treino e formação" inerentes à "subsituição de pessoal altamente qualificado";
- A perda de informaçoes confidenciais para a concorrência;
- A queda na produtividade quando empregados "chave"  deixam a empresa.

FAQ - O Coaching é diferente da terapia e do aconselhamento?

O aconselhamento e a terapia visam resolver os problemas de uma  pessoa. O paciente procura a terapia ou o aconselhamento porque se sente  insatisfeito com a sua vida e quer um alívio para seus sintomas físicos e/ou psicológicos.

Com  o aconselhamento e a terapia pretende-se  eliminar a "dor ou desconforto" que sentem do que se preparar para atingir objetivos desejados. A terapia e o aconselhamento tentam, muitas vezes, entender o passado e as causas na vida da pessoa para melhorá-la no presente.

 

O Coaching concentra-se no presente e no futuro.

Um coach pode trabalhar com um cliente que tem uma vida ótima, mas que quer um coach para torná-la ainda melhor.

FAQ - O Coaching é diferente da formação e do ensino?

A formação e o ensino envolvem a transferência de habilidade e conhecimentos ao aluno. O formador ou professor săo os especialistas no assunto.

 

No coaching isso năo acontece porque o coach năo é um especialista, o coaching năo dá as respostas, mas faz as perguntas.

O Coaching facilita o cliente a explorar o seu presente e a planear o seu futuro. O cliente aprende num processo, mas o coach năo ensina diretamente.

FAQ - O Coaching é diferente da consultoria e do mentoring (tutoria)?

Um mentor é um "especialista" num negócio que orienta uma pessoa com base na sua grande experiência. O coach năo precisa ter mais experiência do que o cliente tem no seu próprio negócio. O cliente tem de conhecer o seu negócio, năo o coach.

 

A consultoria lida com o sistema dos negócios como um todo. As recomendaçes do consultor afetam um indivíduo indiretamente. Já  o Coaching afetam o indivíduo diretamente. O Coaching poderá ser uma parte das sugestes do consultor para um negócio.

FAQ - Quais são os tipos diferentes de Coaching?

Nos últimos anos têm surgido muitas especializações de coaching, contudo, os mais comuns são:

Executive Coaching
Coaching para os executivos de alto nível que queiram melhorar sua liderança e tomada de decisões estratégicas.

Business Coaching
Os coaches de negócios aplicam o coaching nas pessoas no seu ambiente de trabalho com o fim de aprimorar questões profissionais. Normalmente, eles trabalham com as chefias na empresa e também aplicam o coach às equpias e colaboradores..

Life Coaching
Um coach de vida lida com todos os aspectos da vida do cliente, sejam pessoais ou profissionais, na saúde ou nos relacionamentos. Muitas vezes os coaches de vida ajudarăo um cliente no seu trabalho, porque o seu trabalho é uma parte importante da sua vida, mas năo se concentram totalmente no trabalho.

Um coach de vida é o único profissional treinado para lidar com todos os aspectos da vida do cliente.

FAQ - Quem contrata um Coach?

Qualquer pessoa!

As empresas contratam coaches para melhorar o trabalho das equipas, para aplicar o coach em executivos e ajudar chefias, aplicar o coach em pessoal da empresa como forma desenvolvimento pessoal e maior integração dos objetivos pessois e organizacionais que, por vezes, são conflituantes.

Pessoas físicas contratam coaches para melhorar a sua vida, nas diversas áreas em que busquem melhoria.

 

FAQ - Quais são as normas e ética de Coaching?

À semelhanças das demais profissões o Coaches seguem Padrões e código de ética.
Embora eles possam ser redigidos de forma ligeiramente diferente, o conteúdo de base das principais associações, representantes e certificadores de coaching a nivel mundial e seguidos pelos diversos coaches certificados, é praticamente igual. Assim, apresentam-se:

 

Standards e Etica da ICC

Estes são os standards e a ética oficiais da Comunidade Internacional de  Coaching. Estes Standards de Modelo de Conduta para Coaches Profissionais foram também aprovados pelo Conselho Europeu de Tutoria & Coaching, pela Federação Internacional de Coaches e pela Associação International de Coaching.

 

Introdução

Coaching é uma parceria com os clientes em um processo de pensamento provocante e criativo, que os inspire a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

Existe um relacionamento profissional de coaching, quando este coaching inclui um acordo ou contrato de negócios, definindo as responsabilidades de cada parceiro.

 

Estes Standards foram projetados para servir de diretriz ética fundamental para pessoas que fazem coaching em todos os contextos de sua prática. Eles servem para três metas primárias: para orientar a conduta dos coaches; para informar os clientes dos coaches; e para promover no público a confiança de que coaching é um processo para o desenvolvimento profissional e pessoal.

 

Seção 1.  Conduta Profissional Livre
1) Os Coaches não farão, conscientemente, qualquer declaração pública falsa ou enganosa sobre o seu oferecimento como coaches, ou reivindicações falsas em qualquer documento impresso relacionado à profissão de coaching ou de suas credenciais.

2) Os coaches identificarão corretamente suas qualificações, habilidade, experiência, certificações e credenciais como coach.

3) Os coaches reconhecerão e honrarão os esforços e contribuições de outros e não os apresentarão como seus. Os Coaches entendem que, violar este standard poderá ficar sujeito a demandas legais por parte de terceiros.

4) Os coaches sempre se empenharão para identificar questões pessoais que possam prejudicar, conflitar ou interferir com seu desempenho de coaching ou com seus relacionamentos profissionais de coaching. Sempre que fatos e circunstâncias o fizerem necessário, os coaches prontamente buscarão assistência profissional e determinarão que atitude deverá ser tomada, inclusive a de suspender ou terminar o relacionamento(s) de coaching, caso seja conveniente.

5) Os coaches se comportarão de acordo com estes Standards de Conduta em todas as situações de treinamento, monitoramento e supervisão.

6) Os coaches conduzirão e reportarão a pesquisa com competência, honestidade, e dentro de padrões científicos reconhecidos e diretrizes de assuntos aplicáveis. As pesquisas dos coaches serão realizadas com a necessária anuência e aprovação dos envolvidos e com uma abordagem que proteja os participantes de qualquer dano em potencial.  Todas as atividades da pesquisa serão realizadas de forma que estejam de acordo com as leis do país no qual as mesmas forem realizadas.

7)  Os coaches manterão, arquivarão e disporão de cuidadosos registros das atividades realizadas durante seu trabalho de coaching, de maneira a proporcionar sigilo, segurança e privacidade, e cumprir com quaisquer leis e acordos aplicáveis.

Seção 2: Conflitos de Interesse
8) Os coaches procurarão evitar conflitos de interesses e conflitos de interesses em potencial e tratar abertamente qualquer um desses conflitos. Os Coaches oferecerão retirar-se do trabalho, caso tal conflito se manifeste.

9) Os coaches informarão aos seus clientes e patrocinadores dos clientes sobre qualquer remuneração antecipada de terceiros que o coach possa pagar ou receber por referência deste cliente. O “patrocinador” é a entidade (incluindo os seus representantes) que pagam por e/ou providenciam o fornecimento do coaching.

10) Os coaches somente farão permuta por serviços, bens ou outra remuneração não monetária quando isto não for prejudicial para o relacionamento de coaching.

11)  Os coaches não buscarão, intencionalmente, tirar qualquer vantagem ou benefício pessoal, profissional ou monetário do relacionamento coach-cliente, excetuada a forma de compensação constante do acordo ou contrato.

Seção 3.  Conduta Profissional com os Clientes
12) Os coaches não enganarão nem farão alegações falsas, intencionalmente, sobre o que seu cliente ou patrocinador poderá esperar receberá do processo de coaching, ou dele, como o coach.

13) Os coaches não darão aos seus clientes ou patrocinadores em perspectiva informação ou recomendações, que o coach sabe ou acredita serem enganosas ou falsas.

14) Os coaches terão acordos ou contratos claros com seus clientes ou patrocinadores, e honrarão todos os acordos ou contratos realizados no contexto dos relacionamentos profissionais de coaching.

15) Os coaches explicarão cuidadosamente e se empenharão para deixar claro aos seus clientes ou patrocinadores de coaching, antes ou durante a reunião inicial, a natureza do coaching, a natureza e limites do sigilo, arranjos financeiros, e quaisquer outros termos do acordo ou contrato de coaching.

16) Os coaches serão responsáveis por fixar os limites claros, apropriados e culturalmente sensíveis que controlarão qualquer contato físico que os coaches possam ter com seus clientes ou patrocinadores.

17) Os coaches não se envolverão sexualmente com qualquer um de seus clientes ou patrocinadores.

18) Os coaches respeitarão o direito do cliente de encerrar o coaching em qualquer estágio durante o processo, sujeito às disposições do acordo ou contrato, e ficará atento às indicações de que o cliente não está mais sendo beneficiado com o relacionamento de coaching.

19) Os coaches incentivarão os seus clientes ou patrocinadores a fazerem uma mudança, se o coach acreditar que o cliente ou patrocinador seria melhor servido por outro coach ou por outro recurso.

20) Os coaches sugerirão a seus clientes procurar os serviços de outros profissionais, quando julgarem necessário ou apropriado.

Seção 4.  Sigilo/Privacidade
21) Os coaches manterão os mais estritos níveis de sigilo com todas as informações dos clientes e patrocinadores. Antes de liberar informações a outra pessoa, os coaches deverão ter um acordo /contrato claro, a menos que se trate de exigência legal.

22) Os coaches deverão ter um acordo claro a respeito da troca de informações sobre coaching entre o coach, o cliente e o patrocinador.

23) Quando atuando como treinadores de estudantes de coaching, os coaches deverão esclarecer as políticas de sigilo a estes estudantes.

24) Os coaches terão coaches associados e outras pessoas com as quais lidam a serviço de seus clientes e seus patrocinadores de forma paga ou voluntária, fazendo acordos ou contratos claros para aderir a estes standards de Sigilo/ Privacidade e a todos os Standards de Conduta, na extensão aplicável

 

Subscreva a Newsletter

Respeitamos a sua privacidade e as suas preferências. Que temas lhe interessam e gostaria de informação?

Empreendorismo

Dicas para o Empreendedor

Dicas para o Empreendedor - Plano para uma grande ideia   Missão Quem é você? Quem está envolvido no projecto? Que valor vai acrescentar ao mercado? O que pretende...
>